Todo negócio precisa de um bom logo. Este nada mais é do que a representação gráfica de uma marca ou organização, e nele estão contidos todos os valores e premissas que desta respectiva organização, marca ou produto. Por isso, é tão importante que alguns cuidados sejam tomados na hora de desenvolver um logo, para que o mesmo não tenha uma interpretação errada por parte do público ou possa prejudicar o negócio. Neste artigo, vamos analisar 5 dicas muito úteis para que você possa criar um logo bonito e eficaz.
1. Não copie
Talvez esta seja a dica mais óbvia de todas. Se você deseja que a sua marca se destaque e chame a atenção dos seus clientes, tenha originalidade. Ao copiar, você passa a informação para o cliente que seu produto é de qualidade inferior, pois a comparação com a marca original que foi plagiada será inevitável, sem contar que o seu negócio não terá uma identidade própria. Além disso, é sempre bom lembrar que plágio é crime, e pode lhe prejudicar consideravelmente.
2. Estude seus concorrentes
Se por um lado copiar uma marca já existente é um verdadeiro tiro no pé, deixar de estudar a concorrência na hora de desenvolver o seu logo é um erro tão grande quanto o primeiro. Ao estudar a concorrência, você poderá analisar os pontos fortes e fracos das marcas já existentes no mercado e usar isso no processo de desenvolvimento do logo, tanto na conceituação quanto na construção da identidade visual.
3. Conheça o seu público-alvo
Conhecer as pessoas para quem você pretende vender é a melhor forma de poder atender as expectativas delas. O seu público-alvo tem muitas informações importantes a lhe passar, e estas informações serão de grande utilidade no processo de criação do seu logo. Dados como lugar onde residem, qual classe social pertencem, faixa etária, hábitos, valores, tudo isso ajuda a formar o conceito da sua marca e, consequentente, o logo.
4. Observe as cores
Pode parecer um detalhe simples, mas as cores dizem muito sobre um negócio. Existe uma ciência por trás da escolha da cor de uma marca. Alguns exemplos de sucesso, como a Coca Cola e o McDonalds, mostram que a popularização de uma marca também passa pelas cores que compõem a sua identidade. Por exemplo, cores quentes como vermelho, amarelo e azul transmitem sentimentos como vitalidade, paixão, criatividade, alegria, excitação e calor. São comumente usadas em anúncios de liquidação, e em logos do segmento alimentício, de entretenimento ou para marcas direcionadas ao público jovem. No lado oposto, cores frias como azul, verde, ou mesmo o branco e preto transmitem sentimentos como força, segurança, estabilidade, limpeza, saúde e bem-estar. Geralmente são associadas a marcas tecnológicas, do setor financeiro, de produtos de higiene, ou marcas do segmento de luxo.
5. Escolha a tipografia certa
Um logo pode ter parte da sua representação gráfica formada por letras (neste caso ele é chamado de logotipo). E assim como as cores, uma letra também transmite sentimentos, emoções e valores para o público que lê a marca. É muito importante que, quando utilizadas nas composições de um logo, as letras sejam de boa leitura e estejam de acordo com o perfil da marca. Letras com serifa geralmente são voltadas para um público mais tradicional e conservador, ou para um público que consome artigos de luxo. Já as letras sem serifa (ou sans-serif) são mais informais e transmitem uma mensagem mais jovial aos seus interlocutores.
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