5 erros comuns em campanhas do Google Adwords que você precisa evitar

google adwords

Certamente você já ouviu falar sobre o Google Adwords. A ferramenta de anúncios patrocinados nos resultados de busca do Google é uma das mais eficazes na hora de capturar leads e gerar novos negócios. Porém, se utilizada sem os conhecimentos necessários, pode fazer com que você acabe jogando dinheiro fora.

Neste artigo, nós listamos 5 erros comuns que são cometidos por boa parte dos usuários, e também como prevenir este tipo de atitude:

1°: Usar o tipo de anúncio errado

Quando você cria uma campanha no Ads, deve ter em mente que tipo de alvo deseja com aquela ação. Se o seu objetivo é gerar leads diretos ou vendas, não é aconselhável, por exemplo, fazer um anúncio na Rede de Displays, que vai exibir o seu link patrocinado em blogs e sites parceiros do Google. O aconselhável, neste caso, é fazer o seu anúncio na Rede de Pesquisas.

2°: Não segmentar o seu anúncio.

Você tem que ter em mente de forma muito clara para quem você deseja vender. Se você deseja vender seu produto ou serviço em locais específicos e para pessoas específicas que vivem nestes locais, deve segmentar seus anúncios para que eles atinjam efetivamente o público-alvo escolhido. O mesmo ocorre para a faixa etária do público a ser atingido e seus interesses. Se você, por exemplo, é um dono de uma loja de artigos PET e deseja vender para pessoas entre 20 e 40 anos que tem interesse em animais de estimação, essa segmentação precisa estar ativa na sua campanha.

3°: Não observar a correspondência da palavra-chave

O Google Ads possui pelo menos 4 tipos de correspondência de palavras-chave: AMPLA, DE FRASE, AMPLA MODIFICADA e EXATA. Ao utilizar a correspondência ampla somente, você exibe seus anúncios em pesquisas da sua palavra chave que tenham erros ortográficos, variações, sinônimos e outras coisas. Isso acaba fazendo com que seu anúncio possa ser exibido para usuários que não fazem parte do seu público-alvo. Por isso, é recomendável usar a correspondência ampla modificada, a de frase e a exata para que seus anúncios sejam exibidos para termos de pesquisa mais precisos, o que aumenta consideravelmente as suas chances de conversão.

4°: Não utilizar palavras-chaves negativas

Do mesmo jeito que você precisa escolher criteriosamente como será encontrado nos resultados de pesquisa, você também precisa escolher como não deseja ser visto. O Ads possui o recurso de cadastro de palavras-chaves negativas. Ali é possível inserir termos que não são interessantes ou não devem ser associados ao seu negócio. Assim, você afasta usuários indesejáveis ou que não são potenciais compradores

5°: Usar uma estratégia de lances errada

Dependendo do tipo de estratégia de lances que você adotar, o seu orçamento pode se esgotar rapidamente caso você não estipule um valor máximo de lance por clique. Além do seu orçamento diário, o Google possui 3 tipos de estratégia de lances:

  • CPA (custo por aquisição): usada por anunciantes que desejam pagar cada vez que ocorrer uma conversão no seu site, seja o download de um ebook, uma compra, um botão de solicitar orçamento ou outra ação qualquer.
  • CPC (custo por clique): usada por anunciantes que desejam pagar toda vez que um usuário interagir com o seu anúncio. Nesta estratégia, é possível estipular um valor máximo por clique.
  • CPM ou custo por impressão: usada para quem deseja que o maior número possível de pessoas vejam o seu anúncio nos resultados de pesquisa.

Ter claro o seu objetivo com a campanha do Ads é fundamental para fazer a escolha da estratégia de lances correta e assim usar da melhor forma o orçamento estipulado.

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