O que é um site responsivo e porque é indispensável que você tenha um

site responsivo

Antes de iniciarmos este artigo, desejo fazer uma pergunta a você, estimado leitor: qual é o dispositivo que você está utilizando para ler este post? Se você está lendo ele a partir de um celular ou de um tablet, isso só é possível porque o avanço da tecnologia permitiu que pudéssemos utilizar a internet em outros dispositivos que não seja um computador de mesa ou um laptop. Hoje, para acessar a internet, basta pegar um celular e começar a navegar.

Sites responsivos são sites projetados para adaptar todos os elementos que o compõem aos mais variados tipos de telas e dispositivos. Em suma, ele identifica a largura da tela e redimensiona as imagens, textos e outros elementos visuais, adaptando-se ao dispositivo utilizado e eliminando a obsoleta barra de rolagem vertical.

Qual a diferença entre um site responsivo e um site mobile?

Embora sejam similares visualmente, o site mobile não é um site que se adapta a diversos tipos de dispositivos. Ele é construído especificamente para funcionar em dispositivos móveis, e geralmente projetados para carregar imagens e textos rapidamente, dada a instabilidade de sinal que muitas vezes um smartphone ou um tablet apresentam. Geralmente são utilizados por grandes portais de notícias ou sites com um volume muito alto de acessos diários, mas custam muito mais do que um site responsivo convencional. Por isso, recomenda-se o site responsivo

Por que devo ter um site responsivo?

O site responsivo aumenta potencialmente as chances de sua empresa ser encontrada e vista na internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, feita em 2017 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, 98,7% dos lares brasileiros que tem acesso a internet usam o smartphone para este fim, contra 52,3% de uso de microcomputadores e laptops. Além disso, como hoje há uma considerável parcela de pessoas que fazem pesquisa nos motores de busca através de smartphones e tablets, o Google e outros motores de busca avaliam a usabilidade do site em dispositivos móveis para ranqueá-lo nos resultados de busca. Portanto, ter um site responsivo significa aparecer na frente nos resultados de busca.

Outro fator importante é a experiência do usuário. Uma empresa que deseja ter êxito no marketing digital não vende apenas o produto ou serviço, mas vende a experiência que o cliente terá ao entrar em contato com a mesma. Portanto, um site responsivo com elementos bem distribuídos e de fácil leitura em smartphones e tablets proporcionam uma experiência mais agradável ao possível cliente, com chances muito maiores de conversão do que um site projetado exclusivamente para desktop.

Se você ainda não possui um site responsivo, procure ajuda de um especialista no assunto! A Web Designer Floripa tem ampla experiência em projetos de sites totalmente responsivos, modernos e otimizados para os resultados de busca. Fale conosco hoje mesmo e solicite o seu orçamento!

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
ebook o guia descomplicado do marketing digital

Deseja saber mais como potencializar seu negócio na Internet?
Baixe agora o Ebook:

O guia descomplicado do marketing digital para iniciantes

Deseja orçar um site? Clique no botão abaixo e veja os nossos planos

Ou fale conosco diretamente pelo Whatsapp