SEM: saiba tudo sobre o Search Engine Marketing e como usá-lo

search engine marketing

Se você deseja aprender métodos de como aparecer nos resultados das pesquisas na internet, é muito importante conhecer sobre uma poderosa ferramenta para destacar o seu site nos motores de busca: o SEM. A sigla SEM (do inglês Search Engine Marketing) é hoje entendida como um processo para gerar tráfego para um site a partir das ferramentas de anúncios pagos nos motores de busca, como Google, Yahoo ou o Bing. Neste artigo, vamos ensiná-lo sobre como utilizar este poderoso recurso para potencializar os resultados do seu negócio na Web.

O primeiro passo para usar o SEM a favor do seu negócio é entender como funcionam os motores de busca. E ao contrário do que muitos pensam, os buscadores não rastreiam a internet inteira toda vez que alguém digita um termo de busca. Eles usam um robô que rastreia todo o conteúdo público na internet e o indexa na base de dados do buscador, criando assim um grande catálogo de páginas virtuais. Assim, toda vez que alguém digita um termo de busca, os buscadores como o Google ou o Yahoo exibem os resultados, ordenando-os de acordo com a relevância e qualidade dos mesmos. Alguns quesitos são observados para que um link esteja nas primeiras posições dos resultados de busca, como a quantidade de palavras-chave no texto, tempo de existência da página, se o site é responsivo ou não, se o site possui certificados de segurança e oferecem uma boa experiência ao usuário, entre outros itens. Em resumo, os motores de busca nada mais são do que máquinas de respostas para os usuários que desejam buscar sobre qualquer coisa na internet.

Porém, os links de anúncios pagos funcionam numa dinâmica um pouco diferente. Ao invés de ser posicionado nos resultados de busca de forma orgânica com base nos requisitos dos algoritmos dos buscadores, o anunciante escolhe palavras-chaves que vão ativar um anúncio e levar o usuário para o site deste anunciante. Geralmente, nos resultados de busca de uma pesquisa qualquer, são exibidos os resultados orgânicos na primeira página, mas acima e abaixo desta página de pesquisa são exibidos os links patrocinados.

Abaixo, vamos listar algumas das vantagens de se ter um anúncio patrocinado:

 

Automatização das campanhas de marketing

Para anunciar nos veículos de mídia tradicionais, como rádio, mídia impressa e TV, se faz necessário entrar em contato com as empresas responsáveis e comprar um espaço para anunciar seus produtos e serviços naquele local, mediante um contrato. Num anúncio de links patrocinados, você controla quando o seu anúncio será veiculado. Você pode pausar as suas campanhas ou modifica-las sempre que desejar, sem necessidade de um intermediário.

Controle do investimento

Os anúncios pagos permitem ao anunciante definir o quanto ele quer gastar. Ao invés de se ter uma tabela de preços fixa, quem anuncia pode definir o orçamento para um período específico, assim como definir o quanto quer pagar por cada clique recebido no anúncio.

Trafego segmentado

Você pode definir os dias e o horário que deseja que o anúncio seja veiculado, assim como filtrar o público que deseja alcançar, segmentando o alcance do anúncio por região, idade, gênero, tipo de dispositivo usado (desktop, smartphones, tablets, etc.). Isso torna o seu anúncio muito mais assertivo. Além do que, a seleção de palavras-chaves faz com que pessoas interessadas num tipo específico de solução possam encontrar o seu negócio, qualificando a geração de leads do seu negócio.

 

Além disso, também é importante se atentar a algumas dicas para fazer uma campanha bem-feita e que traga um ótimo ROI:

  • Pesquise a relevância de suas palavras-chaves: motores de busca como o Google oferecem aos seus usuários ferramentas que avaliam o volume de pesquisas para determinados tipos de termos de pesquisa. Assim, você não corre o risco de patrocinar um link que possui baixo índice de pesquisas
  • Quantidade não quer dizer qualidade: de nada adianta você ter um grande volume de tráfego no seu site se este tráfego não gerar conversões. Por isso, é importante fazer o filtro correto na formulação da campanha de anúncio patrocinado para que ele atinja o público que tem interesse no seu negócio. Para isso, a segmentação é muito importante, pois você estará concorrendo com milhões de outros anunciantes por um espaço nos resultados de busca. Quem paga mais aparece mais vezes e numa posição melhor, por isso, filtre o máximo que puder para alcançar um bom resultado com o orçamento pré-definido para a campanha
  • Palavras-chaves negativas: Mais do que ser encontrado por quem você deseja, você deve evitar ser encontrado por quem não deseja. Se o seu anúncio pago aparece em termos de pesquisa que não tem relação com o seu negócio, isso vai fazer com que o seu orçamento seja gasto com usuários que não lhe trarão retorno algum. Filtrar o tráfego irrelevante traz uma otimização ainda maior para as suas campanhas.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais através dos botões abaixo, ou aumente ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto adquirindo o nosso ebook.

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
ebook o guia descomplicado do marketing digital

Deseja saber mais como potencializar seu negócio na Internet?
Baixe agora o Ebook:

O guia descomplicado do marketing digital para iniciantes

Deseja orçar um site? Clique no botão abaixo e veja os nossos planos

Ou fale conosco diretamente pelo Whatsapp